Como usar a prensa francesa para preparar um café delicioso?

Saiba tudo sobre o café para prensa francesa e as peculiaridades deste método de preparo!

Descobrir maneiras criativas e diferentes para preparar o seu café é uma experiência deliciosa. Que tal aprender como usar prensa francesa?

Apesar de possuir diferentes históricos e nomes, o dispositivo de preparação de café, segundo o artigo Who made that French Press?, do NY Times, teve a sua primeira versão patenteada na França em 1852.

Conhecido por ser antigo e uma forma de produzir café caseiro, é apreciado ao redor de todo o mundo, tendo em vista que gera um sabor diferenciado, intensificando e valorizando o grão de café.

Por isso, este conteúdo te mostrará tudo que você precisa saber sobre o preparo deste tipo de café. 

Leia até o final e aprenda fazer o melhor uso da prensa francesa!

O que é a prensa francesa e como ela funciona?

O método de preparo, que pode ser chamado de french press, cafeteira francesa ou prensa francesa, é o mais conhecido entre os preparos de café por infusão, em que o conteúdo é lentamente pressionado, compactando o pó e extraindo a bebida diretamente na xícara.

Assim como na preparação de café, a infusão envolve o contato direto entre a água quente e os grãos de café

Estrutura do café na prensa francesa

Sua estrutura possui uma jarra e uma haste com filtro anexado na extremidade e seu funcionamento envolve colocar o filtro sobre a água misturada com o café e, depois, o conteúdo é empurrado lentamente.

À medida que o filtro abaixa, o café é filtrado e pronto para o consumo.

Seu uso é prático, pode ser feito de diferentes materiais - como cerâmica, vidro ou plástico - e pode ser comprado em diferentes tamanhos, a depender da medida de porções a serem servidas.

A depender do seu tipo, o preço pode variar de R$ 70 a mais de R$ 600.

Seu funcionamento

O processo, de média dificuldade, resulta em um tempo de preparo de 03 a 05 minutos e um café saboroso e intenso.

O processo de preparação permite a maior fusão entre a água e o café moído, além de trazer os sabores dos óleos naturais e essenciais do café, deixando o sabor ainda mais característico da bebida.

Recomendável em uma moagem grossa, o café final é encorpado e aromático.

Há apenas uma ressalva: por filtrar os sedimentos, existe a possibilidade de sobrar alguns grãos no copo e, por isso, é recomendado, não tomar o finalzinho de cada xícara.

Confira também: Métodos de preparo de café: conheça as principais maneiras de preparar sua bebida!

Como se dá o preparo?

Mais importante do que saber como funciona, é colocar a mão na massa, não é mesmo?

Por isso, aqui estará o passo a passo para você fazer um café quentinho com a french press!

#1 - Higienize o recipiente

Apesar de opcional, garante que o dispositivo esteja limpo e envolve o enchimento da prensa com água quente e, em seguida, o descarte dessa água. O processo pré-aquece o recipiente e não compromete a preparação da bebida.

#2 - Aqueça a água

Use uma chaleira ou microondas para aquecer a água, mas, como o café deve ser feito com a água um pouco abaixo do ponto de ebulição, deixe o recipiente descansar e prepare a cafeteira.

#3 - Coloque o café moído na prensa francesa

Seja o café moído na hora ou já comprado pronto, esse é o momento de colocar o conteúdo dentro da cafeteira. É importante utilizar uma moagem de espessura média ou grossa - parecido com aveia - e garantir a intensidade do sabor do café.

A proporção dos ingredientes é importante para esta etapa: a cada 200 ml de água, utilize 10 gramas de pó. Ao conhecer a receita, você pode adaptar as quantias para como prefere o gosto, seja um café forte ou fraco.

#4 - Hora de colocar a água

A água quente, que deve estar entre 90º C e 96º C, deve ser colocada nesse momento na cafeteira. 

Misture, levemente, a água e o pó do café, tampe a prensa e aguarde. 

Observação importante: garanta que a haste esteja para cima, na sua posição inicial.

#5 - Aguarde e pressione a haste

Após aguardar 4 minutos, pressione o êmbolo, devagar, para que o pó seja prensado e, naturalmente, a bebida irá para a parte de cima do filtro.

Para maior degustação, é indicado o consumo logo após o preparo.

Após esse momento, é só se servir e aproveitar! 

Leia também: Pressca X French Press X Aeropress: O guia definitivo! 

E se eu te apresentar uma opção ainda mais prática e igualmente deliciosa? 

cafeteira-portatil-pressca.jpg

Divulgação Pressca

 

O café consegue ser delicioso de tantas maneiras, não é? 

Mas, vem cá, tem uma opção ainda mais interessante do que a prensa francesa e que, inclusive, apresenta certas semelhanças com este método de preparo.

A Pressca é uma marca especializada no oferecimento de soluções inovadoras e acessíveis para receitas de café e bebidas por infusão, e nós temos uma cafeteira portátil perfeita para você!

Feita para te dar um café especial a qualquer hora, a cafeteira portátil da Pressca pode ser usada em qualquer lugar ou momento do seu dia.

Seu processo de preparo é parecido com o da prensa francesa, mas ela ainda é compatível com cafés de diferentes tipos de moagens para você explorar diferentes sabores.

O equipamento possui um funcionamento rápido e fácil, sendo portátil e levado para onde você precisar. 

Depois de aprender como usar prensa francesa, se você também é daquelas pessoas que precisam de um cafézinho em vários momentos do dia, garanta sua cafeteira portátil da Pressca e tenha diversos estilos de café em um só equipamento!

 

Referência da imagem de destaque