Chaleira pescoço de ganso: seu uso faz diferença no café?

Entenda se a chaleira pescoço de ganso muda alguma coisa no café ou se é apenas um elemento da tradição.

A família está reunida à mesa, pronta para tomar aquele delicioso café da tarde. Então, a matriarca pega o coador, escolhe a quantidade de pó, aquece a água, despeja-a em uma chaleira bico de ganso e, em seguida, prepara a bebida, que exala seu delicioso aroma em todo o ambiente.

Se você se transportou para esta cena é porque já deve tê-la vivido em alguns momentos da sua vida. Caso não tenha passado por isso, também não é tão difícil se imaginar nela — e até sentir aquele delicioso cheirinho de café fresco e recém-coado.

Cada elemento citado possui a sua peculiaridade, mas um deles merece destaque: a chaleira pescoço de ganso. Muita gente já viu uma dessas e até mesmo já a utilizou, seja para o preparo do café ou para outras finalidades, mas é bastante provável que você não conheça o grande potencial que ela tem.

Se for este o seu caso, fique tranquilo, pois não há nada de mais e estamos em um aprendizado constante. Neste conteúdo, vamos falar sobre a chaleira pescoço de ganso, cuja finalidade vai muito além de armazenar a água para coar o café e de ter uma aparência tão tradicional nas casas por aí.

O que é chaleira pescoço de ganso?

Também conhecida como chaleira bico de ganso ou gooseneck kettle em inglês, este é o nome dado a um tipo de recipiente usado para receber a água aquecida que será usado para o preparo do café ou de outras bebidas, o qual vem, literalmente, de sua semelhança com a figura de um ganso.

O corpo não difere tanto assim do que vemos em chaleiras tradicionais. As duas grandes diferenças estão no bico e na tampa, especialmente neste primeiro elemento, o qual permite que a pessoa que está preparando o café consiga proporcionar uma experiência completamente diferente com a bebida.

Geralmente, as chaleiras pescoço de ganso são feitas de aço inoxidável, um material leve e com boa resistência térmica, duas qualidades muito importantes e sobre as quais falaremos mais adiante.

Há que se ressaltar que alguns modelos podem ser levados diretamente ao fogo, enquanto outros são elétricos e outros, ainda, servem para receber a água que já foi fervida em outros recipientes.

Quais são os benefícios de usar um bule bico de ganso?

A predileção pelo uso deste tipo de chaleira, especialmente em cafeterias e nos lares de quem almeja uma bebida de mais alta qualidade, não passa apenas por seu design. Ela traz uma ampla gama de vantagens, como as seguintes:

Maior controle sobre a água

Optar por um café especial tende a proporcionar uma bebida de melhor sabor, mas assim como bom bolo não depende apenas dos ingredientes, mas também do preparo da receita, o mesmo se aplica ao café.

Para que a bebida tenha o melhor sabor e aroma possíveis, é importante que a água quente seja espalhada de maneira uniforme no pó.

Se toda a água for despejada no meio do filtro, você já parou para pensar que a extração das características do pó que está no meio ocorrerá com muito mais intensidade do que aquele que está nas beiradas?

Em outras palavras, isso significa que tal movimento pode fazer com que o café seja parcialmente desprezado, algo muito indesejado, tanto em termos do investimento que foi feito ali quanto pelo resultado, que estará aquém do que poderia ser.

Com uma chaleira pescoço de ganso, isso não é um problema. A água pode ser despejada com muito mais precisão, evitando este problema.

Melhor ergonomia

Há que se pontuar também a ergonomia proporcionada por uma chaleira bico de ganso, que te permite segurá-la de maneira confortável e ainda assim ter bons ângulos para o ataque da água no pó. Desta forma, a dor no pulso estará muito mais distante.

Boa manutenção da temperatura da água

Outro ponto importante é que a tampa deste tipo de chaleira apresenta uma boa vedação. Isso, somado ao fato de que sua construção costuma ser feita com materiais com boa resistência térmica, como o alumínio, mantém a temperatura da água com maior eficácia.

Pode parecer fútil, mas a verdade é que uma pequena redução na temperatura já modifica completamente a capacidade de extrair o sabor e o aroma daquele pó, aumentando a qualidade da sua bebida.

Maior segurança

Não podemos deixar de destacar aqui a segurança proporcionada pela chaleira pescoço de ganso, que vem pela somatória do controle do bico com a tampa que veda bem a água. Isso evita tanto que ela respingue no momento de colocar no filtro quanto que o vapor quente machuque os olhos ou o rosto.

Elegância

A elegância não é o único fator que pesa positivamente para a cafeteira bico de ganso, mas também precisa entrar na equação. Sua presença pode tornar qualquer cozinha ainda mais bela e charmosa.

Confira também: Métodos de preparo de café: conheça as principais maneiras de preparar sua bebida

Afinal, compensa investir em uma chaleira pescoço de ganso?

Se você deseja extrair o máximo do que um bom café pode te proporcionar, certamente este é um investimento inteligente para o seu arsenal de ferramentas e utensílios para preparo de café.

De fato, seu preço costuma ser maior do que o de um bule convencional. Porém, pensando em todo o potencial que a chaleira pode lhe proporcionar, cada cafezinho poderá ser preparado com sua plenitude aromática e gustativa, o que é indispensável para ter experiências realmente diferenciadas.

Além dos benefícios “técnicos”, a segurança e a ergonomia são muito melhores neste modelo, o que evita acidentes, os quais, por sua vez, podem trazer prejuízos financeiros e até mesmo de saúde que por muito excedem o valor a ser investido na chaleira pescoço de ganso.

chaleira-pescoco-de-ganso-pressca.jpg

Se você se interessou, saiba que a Pressca tem uma excelente chaleira pescoço de ganso, ideal para receber a água aquecida em outro recipiente e dosá-la para a extração do café. Para nós, será um grande prazer poder fazer parte de momentos tão deliciosos quanto o preparo de um delicioso cafezinho!