BPA: tire suas dúvidas sobre este composto e sua relação com o plástico

Entenda o que é BPA na prática e porque muitos fabricantes evitam seu uso – inclusive a Pressca.

Quando se pensa nas principais dúvidas sobre o plástico, um material tão importante e utilizado em nosso dia a dia, uma dúvida é muito comum: o que é BPA, afinal?

Esta é uma sigla que entra no vocabulário das pessoas especialmente no momento em que há um bebê ou criança na família. Quando se vai procurar por uma mamadeira, garrafinha, copinho ou outros utensílios do tipo, as expressões "livre de BPA", "BPA free" ou outras do tipo são super comuns.

De fato, a preocupação com os pequenos costuma ser maior, mas é importante conhecer sobre o BPA até para os adultos. Nos acompanhe na leitura para saber mais sobre ele e entenda porque a Pressca optou por não utilizar o BPA em nenhum de nossos produtos.

O que é BPA?

O BPA é um composto orgânico sintético que geralmente é usado para produzir policarbonato, garrafões de água mineral e vernizes de embalagens metálicas, entre outros itens e utensílios domésticos.

De fórmula química C15H16O2, ele também pode ser chamado de outros nomes, como os seguintes:

  • Bisfenol A;
  • 2,2-bis(4-hidroxifenil) propano;
  • P-isopropilenodifenol.

Há muitas polêmicas a respeito deste composto. Isso traz uma dúvida à mente: por que o BPA é tão utilizado, então?

O BPA tem uma boa resistência térmica. Por isso, era bastante usado para copos infantis e mamadeiras. A grande questão é que há estudos que duvidam de sua segurança, como este publicado no site da PubMed.

Tal estudo mostra que o BPA demonstra ter um papel na patogênese de distúrbios endócrinos, como infertilidade, liberdade precoce e tumores dependentes de hormônios, entre outros distúrbios metabólicos.

O mesmo estudo, porém, mostra que a metabolização do BPA ocorre no fígado para formar o Bisfenol A glicuronídeo e, especialmente nesta forma, é eliminado pela urina.

A ANVISA, por sua vez, proibiu o uso do BPA na produção de mamadeiras no país, enquanto que outros produtos receberam limites máximos aceitáveis do uso do composto.

Para evitar toda essa polêmica, uma série de fabricantes optam por não usar BPA em seus produtos, os quais passam a levar os rótulos de "BPA free" ou "livre de BPA" – como é o caso da Pressca, inclusive.

Afinal, o BPA realmente faz mal à saúde?

Não há convicção quanto a isso. Justamente por este motivo que muitos optam por não usar o BPA em seus produtos.

Há quem diga que ele pode fazer mal à saúde, o que já foi até mencionado em estudos. Por isso, ainda que em baixos níveis de exposição, o melhor é evitar.

Porém, cabe ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, considerou seguros baixos níveis de uso do BPA, não tendo proibido sua presença na composição de plásticos.

O mesmo aconteceu no Brasil, onde o composto pode ser usado no revestimento de latas, entre outras aplicações.

Ciente das polêmicas, a Pressca prefere não usar BPA em seus produtos

Há quem seja contra e também há quem seja a favor. Alguns dizem que não faz mal em pequenas doses, enquanto outros preferem evitar. Por isso, a Pressca não usa nada de BPA na composição de seus produtos.

Depois de uma série de estudos e pesquisas, conseguimos produzir itens altamente resistentes, duráveis e funcionais que não precisaram levar BPA. Assim, conseguimos atender a ainda mais clientes sem qualquer tipo de receio.

Portanto, da cafeteira portátil ao espumador de leite, você e sua família podem ficar totalmente tranquilos, pois a segurança está mais que garantida.

Depois de todos esses esclarecimentos sobre o que é BPA, esperamos que suas dúvidas tenham sido respondidas. Além disso, deixamos aqui nosso comprometimento e respeito pelos clientes, sempre visando entregar o melhor a cada um!