Latte Art: entenda o que é a arte de desenhar no café

Muito se engana quem pensa que é preciso ter uma tela e um pincel para se tornar um artista: uma boa xícara de café, os equipamentos corretos e um grande talento já dão conta do recado.

O café é uma bebida que tem acompanhado diversos afazeres modernos. Seja para auxiliar no desempenho do trabalho, ou acompanhar uma boa leitura, o café é essencial no nosso dia a dia.

Com a popularização de vídeos curtos em redes sociais, café e arte nunca estiveram tão próximos. Ultimamente, em plataformas como Instagram e TikTok, uma tendência tem cativado a atenção dos usuários: a arte de desenhar no café, ou Latte Art.

Esta é uma forma única de unificar café e obras de arte, um trabalho extremamente manual e artesanal, capaz de fazer o público se apaixonar.

O que é Latte Art?

O Latte Art é uma forma de relacionar arte e café. Com os ingredientes e técnicas corretas, é possível fazer obras incríveis. Esse produto é capaz de tornar cafeterias comuns em alvo de consumidores que buscam uma experiência diferenciada. Por isso, Latte Art quer dizer a arte feita a partir da bebida “Latte”.

Desde a origem do café, inúmeras culturas criaram técnicas para aplicação do consumo da bebida. Hoje em dia não é diferente, mas o consumo de café tem aderido cada vez mais a um caráter comercial, recorrendo a estratégias que venham atrair mais públicos ao hábito de tomar uma boa xícara de café.

Através de algumas técnicas que vamos abordar no texto de hoje, você verá como é possível criar desenhos e obras de arte com vaporização de leite e café expresso.

Vale ressaltar que essa é uma técnica feita na bebida nomeada “Latte”, um café expresso que recebe uma cobertura à base de leite vaporizado em seu topo.

Confira também: Chaleira pescoço de ganso: seu uso faz diferença no café?

Como surgiu o Latte Art?

Não se sabe com precisão quando surgiu a técnica do Latte Art. Entretanto, há relatos de que baristas italianos do século 19 decoravam os cafés de seus clientes com caldas e espumas, buscando criar desenhos e composições gráficas para fidelizar seus consumidores.

Na década de 1980, o americano David Schommer trouxe as primeiras técnicas formais para fazer Latte Art. Ele implementou essas técnicas em sua cafeteria Espresso Vivace, que está localizada em Seattle, nos Estados Unidos da América. A partir da sua iniciativa, a técnica se propagou e se difundiu por todo o mundo.

Desde então, muitos outros baristas vêm desenvolvendo técnicas artísticas para fazer Latte Art e consagrar seus nomes no mercado de cafeterias. 

O Latte Art ao redor do mundo

Com a propulsão que as redes sociais causam em tendências, não demorou muito tempo até que a técnica do americano ficasse conhecida por todo o mundo. Atualmente, é muito provável que você já tenha se deparado com algum vídeo de redes sociais que mostra impressionantes desenhos criados com essa técnica.

Já existem diversas formas de se realizar a bebida. Seja com leite vaporizado, espuma ou caldas, o resultado não deixa a desejar.

Leia também: Bulletproof Coffee: conheça tudo sobre o café à prova de balas

Como fazer Latte Art?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história dessa técnica, apresentaremos para você o passo a passo para realizar um Latte Art.

1. Preparação do Café Espresso

O principal ingrediente do Latte é o café espresso, mas ele também pode ser feito com cappuccino. Por isso, o primeiro passo consiste em você preparar o café adequadamente e encher ⅓ de uma xícara grande com a bebida preparada.

2. Vaporização do leite.

O segundo passo consiste na adição do leite na bebida. A forma correta é utilizando um pitcher, que é um equipamento apropriado para realização do desenho, mas pode ser substituído por uma leiteira. 

Você deve encher o pitcher ou leiteira com leite gelado até o fundo do bico e utilizar um vaporizador para dar uma consistência cremosa ao leite.

É necessário que você realize movimentos que mergulham e levantam o vaporizador, de forma a gerar sons de assobios. Nesse processo, é preciso que o leite permaneça girando uniformemente e que quando o recipiente ficar quente ao toque, e o leite estiver expandido aproximadamente na altura um dedo, o vaporizador seja desligado.

3. Desenho com Pitcher

Com todos os ingredientes prontos, agora é a hora de usar sua criatividade. Para realizar o desenho, os baristas desenvolveram uma técnica chamada Free Pour, que consiste no desenho a mão livre a partir do despejo do leite vaporizado na xícara de café.

O Free Pour é uma das técnicas mais difíceis de serem realizadas, pois necessita muita prática e habilidade do barista. Entretanto, existem muitas dicas na internet a que você pode recorrer para realizar um Latte Art.

Agora é só praticar. Pesquise por vídeos que demonstrem a aplicação dessa técnica e como realizar desenhos simples.

Não deixe de conferir: 6 receitas de café cremoso: desfrute sua bebida preferida de uma maneira diferente!

Pressca: sua parceira para o Latte Art

Aqui na Pressca, temos vários produtos para te auxiliar a fazer sua arte, da cafeteira portátil para o preparo da bebida ao espumador de leite, ideal para fazer a espuminha necessária para o Latte Art.

Não deixe essa oportunidade para depois: confira nossos produtos e aproveite para fazer seu Latte Art com a companhia da Pressca, sua grande parceira quando o assunto é café de qualidade.