Deixa o Café Esfriar

Com os termômetros batendo na casa dos 30°C, algumas pessoas preferem manter distância de uma xícara quente de café (não é o meu caso!). Mas não é por isso que você precisa abandonar o hábito diário do cafezinho… O café gelado, que virou febre (ops!) nos Estados Unidos e espalhou sua álgica fama pelos principais redutos de coffee lovers no mundo todo, parece finalmente ter conquistado seu espaço nos balcões brasileiros. Merecido espaço, diga-se: no calor que enfrentamos nesses verões saarianos, já era pra esse hábito ter se estabelecido há tempos.

E não estamos falando aqui de frapês, shakeratos ou outras bebidas que levam café apenas como um ingrediente na preparação – e que ganharam fama em algumas redes de cafeterias por aí. Estamos falando do café gelado cowboy, o café on de rocks, o café puro e simples, mas mais regulado com a temperatura que está fazendo lá fora.

O bom é que mais pessoas estão apreciando o café feito com pedras de gelo, refrigerados e até mesmo tornados eles mesmos cubos gélidos para acompanhar outras preparações. Algumas até exigindo técnicas mais apuradas. O cold brew, por exemplo, tendência surgida mais recentemente, é extraído a frio, e depois é engarrafado para poder ser mantido em geladeira para aplacar a dose de cafeína e ainda oferecer aquela bela refrescada.

Em Nova York, onde vivem milhares de fanáticos pela bebida, se tornou popular depois um aperfeiçoamento do cold brew: adicionaram nitrogênio na equação e criaram um café com textura de chopp – graças à carbonatação, que a deixa muito mais cremosa. Tirado direto em torneiras, sob pressão, o líquido fica mais espesso e ganha até “colarinho”. Virou a bebida oficial dos hipsters e dos coffee geeks – pelo menos aqueles mais abertos às novidades. A ideia de unir umas bolinhas de nitrogênio ao café surgiu primeiro em uma cafeteria em Austin, no Texas. Hoje, é possível encontrar até mesmo as latinhas com a bebida cafeinada e borbulhante (tanto aqui no Brasil quanto fora).

Na falta de uma estrutura mais apropriada para abrigar uma câmara fria e cilindros de café e de nitrogênio, o jeito é se virar com o que se tem em casa: e a boa notícia é que dá para fazer deliciosos cafés gelados com uma simples forminha de gelo comum, dessas que todo mundo tem no freezer.

Não tem segredo: dá para preparar o café como você sempre faz – com a água quente mesmo e deixa-lo esfriar. Esse passo é importante, segundo os baristas, porque despejar o café quente direto no gelo pode amargar a bebida. O melhor é deixar que ele esfrie naturalmente, à temperatura ambiente, para depois acrescentar as pedras de gelo (e colocar bastante gelo é imperativo aqui para deixar a bebida bem refrescante).



Também há a opção de colocá-lo na geladeira por uma hora – aí já está prontinho para beber. Algumas cafeteiras que permitem que o café seja preparado em seus próprios recipientes (como a prensa francesa ou a Pressca, por exemplo) são uma mão na roda nesse sentido: basta esperar a bebida esfriar na cafeteira mesmo e depois coloca-la na geladeira. Na Pressca, dá até para sair bebendo sem precisar sujar outro copo.

Se a pressa em tomar o café gelado for muita, melhor então colocar o café quente em um recipiente e inserir esse recipiente no gelo, mexendo a bebida até que ela esfrie mais rápido. Outra tática bem usada por baristas para deixar o café ainda mais gelado é usar uma coqueteleira. É só enchê-la de gelo e despejar o café (em temperatura ambiente!) direto sobre as pedras, tampar e chacoalhar. Você pode servir a bebida sem o gelo, se o consumo for imediato.

Vale também incrementar o café. O barista Gerson Prates Amaro afirma que o suco de frutas cítricas, como laranja e limão, é uma ótima combinação para o café gelado. Com um copo de suco de limão, por exemplo, e algumas folhas de hortelã, o café fica ainda mais refrescante.



Como forma de não desperdiçar o café que sobra quando você toma de manhã ou em outros períodos do dia, ele aconselha usar o líquido remanescente para encher forminhas de gelo e leva-las ao congelador. Depois, basta misturar com água ou suco para ter um café gelado para aguentar esses dias tórridos. Uma boa maneira de passar bem o verão!!

Como fazer gelo de café

1- Separe o café que sobra do seu preparo quando for beber ele quente.

2- Deposite numa forma de gelo e leve ao congelador.

3- Retire duas ou três pedras desse café congelado, misture água em um copo e adicione suco de um limão e de meia laranja.

4- Adoçe se preferir e beba muito café gelado no verão – um ótima maneira de ficar bem hidratado.


-----


Rafael Tonon
 
Rafael Tonon é jornalista especializado em gastronomia e amante (e produtor) de café. Escreve para diversos veículos no Brasil e no exterior sobre comida, bebidas, tendências e boas xícaras. É colaborador do Eater (www.eater.com), o maior portal de gastronomia dos EUA, e também escreve para veículos especializados em café, como a cultuada revista nórdica Standart.