Cafeteira italiana: o que é e como funciona

Entenda tudo sobre o café perfeito com a cafeteira italiana

Seja na correria do dia a dia ou na tranquilidade de uma tarde, um café sempre cai bem. Afinal, ele é o nosso acompanhante ao acordar, depois do almoço, de tarde, na janta e, muitas vezes, de madrugada.

Tem bebida melhor? Deliciosa, quentinha e promotora de disposição e bem-estar. É mesmo uma maravilha.

Uma das suas opções de ser feito é na cafeteira italiana. Conheça um pouco mais sobre ela nesse conteúdo.

O que é a cafeteira italiana?

Em 1933 o engenheiro italiano Alfonso Bialetti inventou um tipo de cafeteira que iria se tornar uma das cafeteiras mais conhecidas e vendidas no mundo inteiro, inclusive nos dias de hoje.

Tendo em vista sua nacionalidade, o novo produto ficou conhecido como cafeteira italiana. Entretanto, ela também pode ser chamada e conhecida como cafeteira italiana moka, cafeteira moka ou cafeteira bialetti (seu sobrenome).

Seu funcionamento, então, baseia-se no preparo de café a partir da passagem de água fervente pressurizada. 

Confira também: Métodos de preparo de café: conheça as principais maneiras de preparar sua bebida!

Como utilizar a cafeteira italiana?

Como falamos, o seu funcionamento se baseia na passagem de água fervente pressurizada. 

Na prática, isso significa que a água será aquecida pelo fogão gerando vapor, o vapor aumentará a pressão da cafeteira fazendo com que a água seja expelida para a parte de cima do produto e assim preparando a bebida. 

O resultado deste preparo é uma bebida mais encorpada e intensa. 

Quais partes a cafeteira possui?

Dessa forma, a cafeteira possui 3 partes para produção do café:

  • Recipiente inferior: em que a água será colocada e fervida;
  • Funil metálico: local em que você colocará o pó do café e, com o vapor e a pressão, a água fervente passará por ele;
  • Recipiente superior: local onde seu café é expelido e estará pronto para ser servido.

Comparando com uma máquina de espresso, a pressão da cafeteira italiana é bem menor, tendo em vista que na máquina há uma pressão de 9 bar, mas na cafeteira italiana de apenas 1.5. Isso gera um gosto e uma experiência completamente diferente para as duas preparações.

Além disso, como você pode ver, seu uso é super prático, não há gastos com filtros ou outros utensílios e há diferentes tipos de tamanhos que se adaptam a sua necessidade. 

Dicas para fazer um bom café com a cafeteira italiana

cafeteira-moka.jpg

 

Referência

Para acertar no ponto, saiba algumas coisas importantes na hora de preparar seu café:

  • O acúmulo de café pode deixar o preparo com um gosto amargo, então garanta que a sua cafeteira esteja limpa;
  • Se você puder, já coloque a água quente na cafeteira para acelerar o processo de vaporização da água. Quanto mais tempo passar na cafeteira, mais o café ficará amargo.
  • Como a pressão da cafeteira italiana é menor, se possível, na hora de moer o café, deixe mais grosso;
  • O tempo de infusão será quando o café aparecer na parte superior;
  • Não aperte o pó do café para caber mais. Se o pó estiver muito compactado, não é possível a passagem da água. Inclusive, se você encher o funil completamente, saiba que o café sairá bem forte;
  • Não é recomendável utilizar o fogo alto, pois o vapor esquentará demais podendo dar um gosto de queimado ao café. Quando for preparar, utilize o fogo alto apenas no começo, depois reduza para baixo;
  • No momento que o café sobe para a parte superior, ele entra em contato com o material da cafeteira já quente, podendo queimar a bebida. Para evitar, coloque gotas de água gelada na parte superior da máquina, prevenindo esse processo;
  • Você não precisa deixar a cafeteira no fogo até a água acabar, tendo em vista que isso pode queimar a bebida. Quando você ouvir a cafeteira "assobiar", ela já pode ser desligada e seu café está pronto.

Leia também: Não basta se atentar ao grão; é preciso cuidar da água

Pronto para saborear o café da cafeteria italiana?

O mundo do café é maravilhoso, né? Nós somos a Pressca, uma empresa que oferece soluções inovadoras para café, com grande destaque para a nossa cafeteira portátil, com sistema exclusivo de infusão e extração.

Estamos espalhados pelo Brasil, além de outros países da América do Sul, América Central e Europa. Se você é um amante da cafeteira italiana, garanta a sua portátil da Pressca e tenha uma experiência magnífica, pronta em apenas alguns minutinhos e que pode ser levada para onde quiser!

 

Referência da imagem de destaque