Café Brasileiro: por que ele é considerado o melhor do mundo

Entenda qual é o segredo do nosso cafezinho brasileiro!

Se tem uma coisa que temos certeza é que o café brasileiro é uma tradição. Muitos tomam uma xícara quando acordam, depois do almoço, de tardinha ou até mesmo antes de dormir, né?

O que poucas pessoas sabem é que, além de um consumo alto, o brasileiro também tem o seu café considerado o melhor do mundo. Você já deve ter ouvido falar por aí.

O cultivo e a exportação de grãos começou na época do Brasil Colônia no ciclo do café. Com o tempo, os produtores brasileiros tornaram-se cada vez mais reconhecidos mundialmente, gerando a fama de melhor café que temos hoje.

Para entender um pouco mais sobre isso, preparamos o conteúdo para explicar porque o café brasileiro é considerado o número 1. Leia até o final para conferir todos os detalhes.

O início da produção de café

Ao contrário do que muitos pensam, o café não teve seu início de produção no sul do país.

Voltando muitos anos atrás, Francisco de Melo Palheta foi mandado em uma expedição para Guiana Francesa. Ele era um funcionário brasileiro à serviço de Portugal e, chegando lá, a esposa do governador da época o presenteou com sementes e mudas de café.

Entretanto, naquela época não era permitido fazer a exportação. Em segredo, Francisco plantou os seus primeiros pés de café no Pará, fazendo sua própria produção. 

Com um bom resultado, ele deu uma parte das suas mudas para o desembargador Castelo Branco que as levou para o Rio de Janeiro para fazer experimentos. Foi a partir dessa entrega que o grão se tornara um dos maiores destaques da economia brasileira. 

Leia também: Não basta se atentar ao grão; é preciso cuidar da água

O que torna o café brasileiro gostoso?

O Brasil possui um longo histórico de produção de café e essa experiência trouxe diversos refinamentos ao processo de plantio.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por exemplo, considera a nossa produção uma das mais exigentes do mundo, tendo em vista a perspectiva social e ambiental. 

Além disso, as leis trabalhistas e plantio também são consideradas efetivas, garantindo que o trabalho seja feito de uma maneira que respeite os trabalhadores e a biodiversidade, gerando um café seguro para consumo.

Esse cultivo possui mais destaque em regiões específicas, como:

  • Espírito Santo;
  • Minas Gerais;
  • São Paulo
  • Rondônia;
  • Paraná;
  • Bahia.

O grande período de cultivo e amor pelo grão fez com que desenvolvêssemos diversas formas de garantir a qualidade do produto, como uma forma de inspeção de segurança.

Associação Brasileira da Indústria de Café

A Associação Brasileira da Indústria de Café, também conhecida como ABIC, foi fundada em 1973. Seu objetivo é representar os produtos brasileiros de café, ou seja, as indústrias de de plantio, torrefação e moagem do grão.

Assim, a ABIC consegue ser uma aliada, seja para vendedores ou para admiradores do café, pois ela acompanha as notícias deste universo.

Além disso, foi criado o Selo de Pureza, também chamado de Selo ABIC. Como esperado, o selo possui o objetivo de reconhecer os cafés de qualidade e segurança para consumo.

Portanto, uma marca com Selo ABIC significa que o grão passou pela criteriosa análise da associação, o que confere sua qualidade.

Embrapa Café

A Embrapa é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No geral, seu objetivo é realizar pesquisas para trazer inovações para a agropecuária brasileira.

Falando do nosso setor, a Embrapa Café é segmentada para garantir a qualidade da produção da bebida, fornecendo orientações e estratégias para um produto diferenciado no mercado.

Produção de café nos dias de hoje

O brasileiro ocupa o segundo lugar entre os maiores consumidores de café do mundo, mas quando falamos de produtor, somos o primeiro lugar . Esses dados foram tirados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

Além disso, sabemos que:

  • Somos os maiores exportadores de café;
  • 50% da nossa produção é feita em Minas Gerais;
  • Somos o maior produtor de café do mundo há mais de 150 anos.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também afirma que até 2019, o brasileiro bebe, em quantidade, 6 vezes mais café do que o resto da população mundial.

Além disso, um número que chama muita atenção é que, de acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o país exportou 40,4 milhões de sacas de café em 2021, o que equivale a 2,424 milhões de toneladas. A receita gerada foi de US$ 6,2 bilhões.

Confira também: 5 curiosidades (que você provavelmente não sabia) sobre o café brasileiro

Bora tomar um cafézinho?

cafezinho-brasileiro.jpg

Referência

 

O brasileiro realmente ama um café, seja consumindo ou produzindo.

Somos a Pressca, uma empresa com produtos acessíveis e inovadores voltados à produção de café e outras bebidas por infusão.

Temos cafeteira portátil, espumador de leite, balança, chaleira e coadores de café para trazer uma bebida cada vez mais deliciosa com rápido preparo. Utilize os nossos produtos para se deliciar com um café brasileiro. Conheça a Pressca!

 

Referência da imagem de destaque