O café é a bebida mais versátil e mais amada do mundo e prova disso é que ele está presente nas principais refeições, nas sobremesas e até mesmo nos pratos salgados.
Além da sua versão tradicional, o café apresenta também várias outras versões, entre elas, o cappuccino. Se você não sabe muito bem o que é o cappuccino de fato, continue lendo esse texto até o final que a gente te explica.
O que é cappuccino?
O cappuccino é uma bebida clássica e muito consumida ao redor do mundo. Apesar da sua popularidade, é comum que as pessoas o confunda com o nosso tradicional café com leite.
De acordo com organizações especializadas em café, como a Specialty Coffee Association (SCA) e a World Barista Championship (WBC), o cappuccino pode ser definido como uma bebida de café e leite que deve proporcionar um equilíbrio harmonioso entre os sabores, onde é possível sentir a cremosidade e a doçura do leite e a acidez do café de maneira perfeitamente equilibrada.
Um cappuccino é preparado com uma única dose de café espresso, leite vaporizado e um mínimo de 1 cm de espessura de espuma do leite.
Aqui no Brasil é muito comum que os brasileiros adicionem um toque de chocolate ou até mesmo de canela polvilhada.
A origem do cappuccino é bastante curiosa e vamos falar dela mais detalhadamente no próximo tópico.
Origem do cappuccino
As lendas sobre a origem do cappuccino contam que, durante uma invasão à Itália, os islâmicos fugiram e deixaram diversas sacas de café. Porém, como os grãos tinham amargor excessivo, foram misturados com leite e mel, criando uma primeira versão da bebida.
Ainda segundo as lendas, foram os monges da ordem franciscana italiana que “batizaram” a bebida com o nome que conhecemos hoje, pois há uma semelhança entre a cor do cappuccino e dos hábitos (uniforme) dos religiosos. A palavra “cappuccio”, em italiano, significa capuz e “cappuccino” é o seu diminutivo. O capuz faria a referência às vestes dos monges.
Diferença entre caffè latte, cappuccino e flat white
Tanto o caffè latte, o flat white e o cappuccino são bebidas que têm a mesma base de ingredientes: café espresso, leite vaporizado e espuma de leite.
Para quem não sabe, o leite vaporizado é uma técnica muito utilizada nas cafeterias e consiste em adicionar vapor ao leite para obter uma textura mais cremosa e adocicada e, ainda, conseguir formar uma boa espuma para os drinks.
Mas qual a diferença entre os 3 tipos de bebidas? Basicamente, a proporção dos ingredientes é o que vai diferenciar cada uma delas. Confira:
Como é o cappuccino
Para fazer o cappuccino, você precisa de:
- 1 parte de café;
- 1 parte de leite vaporizado;
- 1 parte de espuma de leite.
A principal característica dessa bebida é a sua cremosidade, o sabor do leite está mais presente e é uma bebida ideal para quem prefere um sabor mais sutil de café.
Como é o Flat White
O flat white é uma bebida inventada na Oceania e muito consumida na Austrália. Ela é formada pelas seguintes proporções:
- 2 partes de café espresso;
- 2 partes de leite vaporizado;
- 1 parte de espuma suave no topo.
Sem dúvidas, essa é uma bebida mais concentrada, onde o sabor do café está mais presente e sua textura é menos cremosa.
Como é o caffé latte
O caffé latte é uma bebida muito comum nos Estados Unidos. Confira a sua proporção:
- 1 dose de espresso;
- 2 partes de leite;
- 1 parte (ou menos) de espuma.
É uma bebida que ganhou várias versões geladas e é bastante comum vê-la com caramelo, chocolate ou xarope de açúcar.
Como fazer cappuccino em casa?
O cappuccino é originalmente feito com café espresso, então, resolvemos adaptar a receita para você fazer uma versão da bebida aí na sua casa. Para isso, você vai precisar de um bom café moído e um leite integral de boa qualidade. O segredo de uma boa bebida está nas proporções e na execução do preparo. Portanto, você vai precisar de:
- 1 parte de café coado;
- 1 parte de leite;
- 1 parte de espuma.
Os acessórios que você vai usar no preparo do café coado e do leite cremoso é que farão toda a diferença no resultado final. Por isso, caso você não tenha um vaporizador (para fazer o leite vaporizado), aconselhamos que você use o espumador de leite para obter a cremosidade necessária para o seu cappuccino. E para fazer o café coado na medida certa, use a balança dosadora. Para não cometer erros comuns na hora de passar o seu cafezinho, confira as dicas que separamos neste post.
Você já conhecia todas essas peculiaridades do cappuccino? Vai tentar preparar na sua casa? Conte para gente e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas.