Você é do café, ela do chá… Mas de resto, vocês são muito parecidos. E até dividem a mesma cafeteira para preparar suas bebidas preferidas. Cafeteira? Pra fazer chá? Pois é, a sua cafeteira pode ser muito mais versátil do que você supunha.
O chá, como uma infusão, pode ficar ótimo em cafeteiras tradicionalmente pensadas para preparar café: isso porque muitos métodos do preparo da bebida à base de cafeína parte do mesmo princípio de se fazer um chá – deixar substância, no caso folhas, sementes e cascas por algum tempo em contato com um líquido para extrair propriedades dela. Se funciona com o café, não poderia funcionar também com o chá?
Cafeteiras polivalentes
Poderia – e realmente funciona. Aeropress, Prensa Francesa e a Pressca são as cafeteiras polivalentes para preparar tanto café quanto o chá. Com a vantagem de não precisarem de energia elétrica e dispensam o uso de filtro de papel – no caso da Aeropress, inclusive, há a opção do filtro metálico.
A vantagem desses métodos para o chá é poder criar receitas que vão além dos conteúdos que vêm nos saquinhos – adicionando novas ervas, cascas de frutas desidratadas, etc – e permitir diferentes tipos de filtragem – com o diferencial que permite o preparo do chá antes mesmo da colocação na xícara. Assim, não é preciso ter que concluir o serviço na xícara, tendo que segurar o sachê, às vezes fazendo uma lambança ou não tendo onde depositá-lo depois de usado.
Filtragem reversa
No caso da Pressca, aliás, há um outro tipo de preparo de chá, chamado de “filtragem reversa”. O chá – seja em folhas naturais ou moídas, depois de retiradas do interior de um sachê comercial – é colocado dentro do êmbolo e não dentro do copo. Basta colocar a tampa do êmbolo e descer com ele até quase o final do copo. “Logo depois é só puxá-lo para cima suavemente. O chá será filtrado e ficará no copo principal e pronto para ser servido na xícara ou caneca”, afirma Gerson Amaro, barista da Pressca. É ideal para quem tem pressa.
Na próxima vez que for fazer um chá, pense na sua cafeteira, sim, por que não? Ela pode ser uma aliada e tanto na preparação daquela infusão quentinha. Abaixo, uma das formas de fazer chá com a Pressca.
Como fazer chá com a Pressca
- Escolha o chá – a granel ou em folhas. Se for usar os chás de “saquinho”, faça um corte para despejar o conteúdo do saco na Pressca.
- Coloque a água para ferver
- Despeje 200 ml de água quente na cafeteira.
- Mexa suavemente e espere dois minutos.
- Pressione o êmbolo até o final e sirva.
-----
Rafael Tonon é jornalista especializado em gastronomia e amante (e produtor) de café. Escreve para diversos veículos no Brasil e no exterior sobre comida, bebidas, tendências e boas xícaras. É colaborador do Eater (www.eater.com), o maior portal de gastronomia dos EUA, e também escreve para veículos especializados em café, como a cultuada revista nórdica Standart.